6.6.05

Ow! Vc ker tc cmg? Naum? Mais pq? (afff)

Pois bem, no meu último texto pro jornal eu escrevi sobre os 10 anos da popularização da internet, vulgo, internet caseira... Apontando os prós e os contras que todo mundo conhece, defendi nossa quase-morta gramática, pobrecita...

Ow vc acha ki eh normal o ki si iscrevi por aih?

Não é normal. Abreviações são muito bem vindas, lógico! Imaginem como seria a correspondência para um Juíz ou Delegado? Ilmo. é a coisa mais linda do mundo! Saca só, caras: Ilustríssimo Senhor Doutor Excelentíssimo Venerável Nhãnhã e todo aquele bando de palavras que precedem o então esperado nome do cidadão!
Tudo bem. Até aí.
Aí teve leitor que questionou! Disse que 'abreviações' são defendidas por doutores! O meu redator veio me dizer isso, claro, falei: "Olha, fala prá ele me mandar o documento por escrito, assinado e reconhecido firma, porque falar até papagaio fala".
Enfim, se eu estou sendo meio radical, eu não sei, de verdade, mas o que não dá prá aturar é gente falando e escrevendo: prá mim fazer, prá mim ver, ker tc?, kual?, ow e aih?.. Complicado.. A nossa gramática já tá velhinha, mas ainda é base de referência, se perder isso, quem poderá nos salvar? Lembrando sempre que o Super Man já era, o Arnold agora é político e o Bush está no poder... Ain, a piada é velha, mas eu adoro, viu caras?

Ah! Eis o texto:

Internet ou morte!

Não posso dizer diferente: não dá prá viver sem ela. Blogs, fotologs, músicas, filmes, estações de rádio, aquele tênis lá daquela província do sudoeste da Rússia, orkut, jornais dos quatro cantos do mundo, intermináveis salas de bate-papo, msn, icq, mirc, winamp, e-mails e viva a internet banda larga e o nosso novo vocabulário digital! Vivemos num mundo cibernético onde somos um mísero byte, numa imensidão de gigas...
Já há dez anos que estamos nos adaptando ao novo modelo de comunicação mundial. Escolas municipais e estaduais estão equipadas com computadores e modems para garantir acesso à internet a todos os estudantes, enquanto cybercafes e LANs garantem o acesso para quem ainda não tem computador ou internet rápida ao alcance. Mas vou logo avisando: é melhor tomar cuidado com o que o seu filho anda lendo, vendo, ouvindo e escrevendo por aí.
Quem pensou que o processo de globalização viria pela televisão à cabo, enganou-se redondamente. A internet veio arrasando com qualquer outro meio de comunicação. Com notícias atualizadas minuto-a-minuto, o mundo ficou pequeno. Bom isso, né? Sim. Não. Mais ou menos.
Nada mais eficiente numa pesquisa escolar. São inúmeras ferramentas de busca que nos levam direto para o tema procurado!
Salas de bate-papo podem ser um fantástico passatempo! E o tempo passa...
E quando você vê, lá se foram hoooooras na frente do computador... O meio mais informativo, também se torna o mais alienante! Continuo avisando: é melhor tomar cuidado com o seu filho diante de um computador!
Para ser bem boazinha, ou sutil, como preferir, que tal falarmos de gramática nos tempos internéticos? O seu filho escreve 'não' ou 'naum', 'você' ou 'vc'? Eu sei que, quando questionados, vão logo explicando que 'eh prah facilitar, manhe'! Coitadinho dos nossos acentos ortográficos! Cruelmente assassinados! Vírgulas? Quem conhece tais anônimas? Então quer dizer que o único 'travessão' que se conhece é o do goleiro? Ó vida! Ó céus! "Alô! Eu queria fazer uma denúncia, poderia anotar? Assassinaram a gramática!"
A internet é deliciosamente perigosa, é preciso ter cuidado com o que os seus filhos fazem nela! Ao mesmo tempo que podem estar usando para aprender ou treinar um idioma, podem estar sendo alvos de algum pedófilo maluco do outro lado do mundo, como recentemente divulgado na TV.
E as nossas contas bancárias? Quem poderá nos defender das invasões 'hackers' que arrasam nosso dinheiro e estouram nosso limite do cheque especial? Senhas? Número de cartão de crédito? Não sei, mas ainda gosto mais das maquininhas das lojinhas e que nenhum empresário virtual leia isso!
Com esse crescente processo de informatização, vem também a robotização dos nossos serviços de atendimento... Disque 1 para reclamar, disque 2 para elogiar, disque 3 para sugerir, disque 4 para voltar ao menu principal ou envie um email para email@euquerofalar.com.br!
Não há como negar, mas hoje, mais importante que o seu telefone, é o seu e-mail. Se não sabe usar, está terminantemente fora do mercado de trabalho e não pense que o seu inglês vai te salvar nessa! Pois não vai! Quem não souber domar um computador ou se virar com a internet, é considerado semi-analfabeto. Favor seguir o link para um curso de reciclagem...
Você já deu uma acessadinha hoje? Mas vou lembrando que é preciso ter cuidado com o que o seu filho faz com ela!

PS: O próximo texto é sobre Festa Junina. Quadrilhas. Isso te dá alguma idéia?

Olha a greve!! É mentira!!

1 Comentários:
Anonymous Anônimo disse...

Sabe o que é engraçado disso? Meus amigos reclamam que eu uso acentos demais no MSN, fazendo com que a conversa demore demais. Ontem mesmo li de um deles que prefere conversar ao vivo comigo, porque aí ele não precisa ver minhas vírgulas. O que ele não sabe que aqueles trinta dinehiros que eu ganhei "naquele" dia foram investidos em livros, mas isso é outra história... Obrigada pela sua visita, be welcome. Ah, essa de Wish You Were Here ontem é mezzo humilhação, mezzo saudade mesmo. Mas já passa. Quero crer.

8:53 AM  

Postar um comentário

...Página principal

::O Rascunho::

Lili, 28 anos, chatinha.
Super chata.

::A Vizinhança::

Binha
Calendas
Carlos
Dania
Ed
Gui
Mephisto
Morwen
Pat
Prozacteam
Tangerine
Tharita